Bárbara Chaves apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
Voto de congratulação pelos títulos alcançados no Campeonato Nacional de Desporto Adaptado
Os resultados obtidos pelos clubes e atletas dos Açores que participaram no Campeonato Nacional de Desporto Adaptado, nos dias 29 e 30 de abril, no Luso, levaram novamente o nome da Região ao mais alto nível. A entrega e empenho destes atletas, dos seus clubes, dos seus treinadores e, obviamente, das suas famílias deve, aliás, ser motivo de orgulho para todos os Açorianos.
Para além de todas as participações e resultados honrosos que os praticantes açorianos têm obtido no desporto adaptado, nos últimos anos, merecem uma palavra especial todos os atletas que neste campeonato nacional alcançaram um lugar no pódio, nomeadamente pelas 22 vezes em que subiram à primeira posição, sangrando-se campeões nacionais, dez vezes em segundo lugar e nove vezes em terceiro. Estes atletas participaram em representação da Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, da associação Nordeste Jovem e a Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira.
André Aveiro, Adriano Nascimento, Ana Filipe, Ana Sofia Carvalho, Carlos Lima, Cláudia Ponte, Leandro Dutra, Liliana Sousa, Márcio Lima, Mariana Toste, Melissa Cardoso, Rui Tavares, Tatiana Godinho são os novos campeões nacionais, levando assim as cores dos Açores ao mais alto patamar do desporto adaptado português.
Estas conquistas resultam não só do empenho individual, mas também coletivo onde se enaltece o trabalho destas associações e destes clubes desportivos que têm rentabilizado os incentivos e apoios do Governo Regional dos Açores. O sucesso desta dedicação conjunta de vários intervenientes, permitiu-nos um progresso notável na Região, que conta atualmente com 37 entidades registadas que, nos Grupos Oriental e Central, desenvolvem atividades de desporto adaptado de forma regular. Com o apoio da Direção Regional do Desporto, esta prática regular abrange 870 atletas das várias ilhas e em diversas modalidades. E permitam-me recordar que na época de 2001-2002 existiam nos Açores apenas 2 entidades desportivas com cerca de 28 participantes.
Deve também ser motivo de congratulação para todos os Açorianos, como é para o Partido Socialista, a evolução que se regista no Desporto Adaptado nos Açores que tem, neste momento, uma parte da sua atividade a decorrer em contexto federado e de alta competição. É o caso da natação em que há, pelo menos, dois atletas que participam com regularidade nos campeonatos nacionais e que alcançam resultados muito importantes.
Também no atletismo, os atletas açorianos têm se distinguido em representação da seleção nacional, não só nas provas do Comité Paralímpico Internacional, mas também a nível de Alto Rendimento, incluindo a presença nos últimos jogos Paralímpicos (com a atleta Ana Filipe que participou, no Verão passado, nos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro).
Reitero assim o orgulho da Região pelo empenho, dedicação e sucesso que estes desportistas têm alcançado, que é também extensivo aos Clubes, treinadores e às famílias dos atletas.
Por estas razões, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposição regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no mês de maio, a aprovação de um Voto de Congratulação pelos resultados obtidos no Campeonato Nacional de Desporto Adaptado e que este Voto seja dado conhecimento à Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores, à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, à associação Nordeste Jovem e à Associação Cristã da Mocidade da Ilha Terceira.